terça-feira, 19 de junho de 2007

Combater insetos de forma caseira



Moscas:

- Misture pimenta do reino em um prato com vinagre ou leite e deixe no ambiente onde as moscas incomodam, como em cima da mesa.
- Para espantar moscas em mesas de churrasco, passe um pano umedecido em água sanitária. As moscas detestam este cheiro.

Pernilongos:

- Misture 750ml de gasolina, mais 250ml de querosene, 0,05ml de cânfora e 15 bolinhas de naftalina. Deixe em infusão por 15 dias. Depois pode borrifá-lo usando um pulverizador.
- Queime um pedaço de cânfora em um pires, no ambiente infestado.
- Coloque creolina nas poças de água dos terrenos baldios próximos á sua casa.

Mata baratas:

- Faça uma papa misturando 200 g de ácido bórico (disponível em farmácia), 3 colheres (sopa) de queijo ralado, 3 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de cebola ralada, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, (se necessário acrescente mais até dar consistência). Coloque em tampinhas de refrigerante e distribua pelos lugares da casa, onde as baratas costumam "passear", mas longe do alcance das crianças e animais domésticos. Validade: de 5 a 6 meses.
- Ou faça "bolinhas" dessa papa: 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 cebola bem picada, 100 gramas de ácido bórico. Espalhe nos lugares onde as baratas costumam aparecer.
- Bata no liqüidificador: ½ cebola, 03 colheres de sopa de açúcar, 1 copo de água. Acrescente farinha de trigo até ficar 01 creme grosso e despeje numa vasilha plástica, acrescente 02 colheres de sopa de ácido bórico. Aplica-se com pinceladas atrás dos móveis e gavetas.


Há mais de 3.500 tipos de baratas. A mais comum no meio urbano é a chamada barata de esgoto ou francesinha. Estes insetos transmitem micróbios que podem causar infecções respiratórias e intestinais. Ao transitar por nossas casas contaminam por onde passam: os alimentos, utensílios de cozinha, etc.

Prevenção:
- Feche sempre muito bem o lixo. Coloque diariamente em sacos plásticos muito bem fechados e lave pelo menos de quinze em quinze dias a lixeira. Deixe-a sempre fechada e seca.
- Conserve os alimentos bem fechados em vasilhas com tampas ou na geladeira.
- Limpe quinzenalmente as caixas de gordura e esgoto. Mantenham-nas sempre bem fechadas.
- Limpe semanalmente os ralos de cozinha, banheiro e área de serviço e jogue creolina para desinfetá-los.
- Use silicone para vedar todos os tipos de frestas e fendas. As frestas de armários e portas internas e externas, principalmente aquelas perto da pia devem ser vedadas com borracha.
- Mantenha sempre a pia limpa e seca, principalmente à noite e limpe diariamente o fogão e embaixo da geladeira.
- Não guarde alimentos em caixas de papelão ou de madeira, pois neste tipo de material elas gostam de depositar ovos.
- Verifique sempre as possíveis entradas para a casa como: conduítes elétricos, vizinhança infestada, canos de águas pluviais, interruptores de luz e telefone.

Não deixe nenhum tipo de veneno ao alcance de crianças e animais domésticos.

Formigas:
- Previna-se deixando os ambientes limpos, as embalagens de alimentos fechadas e não deixe louças na pia sem lavar.
- Para descobrir de onde elas vêm, deixe iscas atrativas como mel e bolo em tampas de plástico nos cômodos infestados. Espere duas horas e observe de onde elas vêm e para onde vão. Descoberta a trilha, feche com massa o buraco usado para entrada e saída.
- Para acabar com o formigueiro, jogue água fervendo com detergente no olheiro.
- Para os instalados em vãos da parede ou na instalação elétrica, a melhor maneira de atacá-los é aplicar inseticida em pó seco. Se usar isca tóxica, saiba as melhores são aquelas que não matam por contato, mas sim quando ao entrar no ciclo alimentar da colônia.
- Para espantar formigas em armários use fumo picado, cravo da índia, limão murcho ou coentro.
- Para tirar as formigas do jardim seque as folhas do tipo pimenta, quebre-as e jogue-as pelo jardim.
- Para espantar as formigas do açucareiro coloque pedaços de limão dentro do açucareiro.

Nenhum comentário: