terça-feira, 19 de junho de 2007

Manchas




Manchou a roupa na lavagem com roupas de outra cor? Não deixe secar a "nova cor", a roupa manchada. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, a té sair a mancha. Depois volte a lavar normalmente sua roupa. Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.

Manchas de sangue: Coloque leite sobre a mancha seca ou molhada e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.

Manchas de frutas: Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. Deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair. Lave de forma habitual.

Manchas parafina branca: Raspe com o lado cego de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, coloque um papel absorvente sobre a mancha e passe com um ferro bem quente, para que a parafina derreta e grude no papel. Para parafina colorida, após raspar o excesso passe um algodão embebido em álcool ou benzina.

Manchas tinta de caneta esferográfica: Coloque um pedaço de algodão embaixo da mancha e esfregue com um cotonete (com muito cuidado para não espalhar a tinta). Em seguida, deixe de molho com um bom sabão em pó por cerca de 1 hora e lave normalmente. Outra opção é aplicar um removedor, álcool ou leite tipo A, somente no local manchado. Aguarde e esfregue em seguida por alguns minutos, sem sabão. Para finalizar, lave com água quente.
Manchas de batom: Se a mancha estiver num tecido lavável, passe um pouco de vaselina sólida sobre a mancha (a venda em farmácias comuns) e depois lave com água morna e sabão. Mas se a mancha for em tecido não lavável, passe um pouco de vaselina e limpe delicadamente com algodão embebido em tetradoreto de carbono (comprar em supermercados, em casas de materiais de construção, tintas ou em farmácias).

Manchas de mostarda: Numa xícara de chá, coloque 2 dedos de vinagre branco e complete o restante da xícara com água e misture bem. Pingue esta mistura sobre a mancha e deixe agir no máximo 1 minuto (é bem rápido). Absorva o liquido da mancha com uma toalha de papel branca ou pano branco. Em seguida lave normalmente.

Manchas de ferrugem: Coloque um pano branco absorvente por baixo da roupa, sob a mancha, em contato com o tecido. De preferência, a roupa deve ser colocada ao sol e sobre a mancha deve ser aplicado suco de limão e sal até deixar bem úmido o local. O pano servirá para absorver esse líquido. Se a mancha persistir, basta colocar mais um pouquinho de limão e lavar com água morna até desaparecer.
Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.

Manchas de mofo:
1. Aplique vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo. Deixe a peça assentar no sol por algumas horas. Lave da forma usual, mas separadamente.
2. Experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie. Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.

Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá. Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo. Depois, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco. Enxágüe novamente e deixe secar.

Nos tecidos de cor é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco.

Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.

Manchas de "Coca-Cola": É preciso agir rápido para não deixar o refrigerante estragar o tecido. Primeiro, esfregue um pouco de manteiga sobre o local. Depois lave a peça com bastante água quente e sabão em pó.

Manchas de esmalte: Quando derrubar o esmalte para unha em roupas, não tente limpar com acetona. Dependendo do tecido, pode estragar ou formar mancha ainda pior. Coloque um cubo de gelo em cima, e quando endurecer bem raspe com gilete, um estilete ou uma faquinha.

Retirar Pomadas de toalhas: Coloque a peça ensaboada exposta ao sol e, de vez em quando, esfregue e tornar a ensaboar. Repita o processo quantas vezes for necessário até a mancha sair.

Atenção:
1. Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reagirá: se ele não manchará, desbotará, etc.
2. Não deixe de remover completamente o produto de limpeza.
3. A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada de manchas.

Nenhum comentário: