terça-feira, 19 de junho de 2007

Dicas




- Para limpar cadeira de palhas: Tire o pó das cadeiras com um pano úmido. Em seguida lave as palinhas pelo lado de baixo com água quente, e coloque-as para secar ao sol. A palhinha esticará.
- Para remover manchas de tapetes use creme de barbear. Faça espuma com o creme e aplique sobre a mancha. Lave em seguida com pano úmido e depois seque.
- Para tirar manchas de água em móveis de madeira encerada, basta derreter cera branca, (qualquer cera branca) com algumas gotas de óleo de linhaça e passar esta mistura sobre o local manchado e esfregar com força. Se necessário repita a operação depois que a cera secar.
E se o móvel for envernizado, esfregue suavemente o local com um pano macio embebido em azeite de oliva e depois lustre com uma flanela. Repita a operação se for necessário.
- Manter esquadrias de portas e janelas: Limpe bem os trilhos e canaletas inferiores e superiores tirando todo o pó e resíduos de poeira e gordura. Seque bem e em seguida esfregue vela ou parafina em toda a sua extensão.
- Manter dobradiças, fechaduras e trincos: Devem ser lubrificados com óleo de máquina (Singer). No miolo das fechaduras (local da chave) passe grafite em pó ou spray. Vale apontar um lápis velho, separando o grafite triturado e depois colocado numa seringa de injeção para ser aplicado diretamente no miolo da fechadura.
- Cuidados com piso sinteko: Para fazer a limpeza, adicionar álcool à água. dissolva 100ml de álcool em cinco litros de água e limpe o piso com uma flanela umedecida na mistura. Nas áreas do piso onde a luminosidade não incide, como aquelas que ficam sob os tapetes, a madeira pode apresentar uma coloração mais clara que o resto. para resolver esse problema, deixe que a área fique exposta à luminosidade durante algumas semanas. isso vai fazer com que o piso volte a sua tonalidade original. Não permita exposição à umidade excessiva, pois isso poderá danificar o acabamento.
- Solução forte para limpeza dos azulejos e pisos: Faça uma mistura de:½ xícara (chá) de vinagre branco, 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio, ½ de amônia em um litro de água. Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos. Deixar agir por uns 10 minutos e depois lavar normalmente com água e sabão.
Para tirar limo: Depósitos de limo tendem a se acumular em volta das torneiras e das pias. Para remove-los, esfregue vigorosamente com uma metade de um limão até que a mancha se desfaça por completo.

Nenhum comentário: