quarta-feira, 20 de junho de 2007

Quartos



- Estabelecer prazos para Virada de colchões e Limpeza e organização dos armários.
- Limpar os calçados antes de serem guardados.


Dicas:


- Solução caseira para higiene dos colchões:
Misture tudo em proporções iguais: lisorforme, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abrir as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível.
No caso de apartamentos, sem espaço livre, coloque-os próximos a janela em horário que bata bastante sol e alterne seus lados virados ao sol.
Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.

- Umidade dentro dos armários e gavetas:
Passe em todo interior do armário, das gavetas e do guarda roupa, um pano umedecido em ½ copo de vinagre branco e ¼ de essência de alfazema (se compra em casas de essências, farmácias homeopáticas e casas de produtos naturais). Passe muito bem por todo interior do móvel. Deixe-o aberto até secar e repita esta operação, quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade.


- Se o seu móvel for encerado, depois de bem seco, encere com cera comum de pisos incolor.

- Remover e evitar mofo:
Se houver mofo instalado em móveis de madeira, pode ser retirado com querosene.
Pode pendurar dentro do armário uma meia velha contendo serragem.
Fazer saches com cal (um amarrado de giz branco).
Fazer vários furos em uma lata com tampa, contendo um pedaço de carvão.
Colocar pedaços de cânforas (compra-se em farmácias).


- Colocar no interior dos armários e nas gavetas saches com o perfume do gosto de cada.

- Repelente de traças:
Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira.
Planta cítrica, isso por conta do citral, responsável pelo aroma, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os saches recheados de folhas picadas servem como repelente.

Fazendo sache: Corte as folhas frescas, ponha-as no centro de um pedaço de pano fino (voal, tule, ...) e amarre com uma fitinha (pode ser de cetim ou outra). Espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

- Gavetas emperradas:
Se você tem em casa aquelas gavetas que não correm para a frente quando você puxa, ou correm tortas, aplique com um pano uma boa camada de cera de chão incolor (em pasta) ou parafina (que você pode comprar em casas de artesanatos), nos trilhos deslizantes que ficam nas laterais da gaveta, retire o excesso e pronto, recoloque a gaveta no lugar.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Lavanderia



- Oriente-a a lavar separadamente roupas brancas, coloridas, roupas pretas e marinho;
- Peça que lave na mão as roupas de lã;
- Instrua-a a lavar camisetas de futebol do lado avesso;
- Peça para que as roupas sociais sejam passadas do avesso para não marcar as costuras;
- Determine que o varal de secar roupas esteja sempre limpo;
- Peça que seja feita uma pré-lavagem das roupas, antes de serem colocadas na máquina de lavar;
- Explique que tolhas de banho, meias, cuecas e lingerie não precisam ser passadas a ferro, sendo apenas dobradas após a lavagem;
- Estabeleça que as camisetas devem ser dobradas e as camisas penduradas em cabides;
- Solicite que as roupas descosturadas, sem botão, manchadas, furadas, queimadas pelo ferro de passar roupa, sem identificação e pés de meia sem pares sejam separadas;
- Peça que mantenha as mangueiras sempre enroladas;
- Especifique que toalhas de mesa e guardanapos sejam engomados.




Dica:
Reaproveitamento do sabão em pedra:

Junte todas as sobras de sabão até some 1 kg. Coloque numa panela e encha de água até cobrir todos os restos de sabão. Leve ao fogo brando e mexa de vez em quando. Quando todo o sabão estiver dissolvido, junte: 1 colher (sopa) de sal, 1 colher (sopa) de vinagre. Mexa até tornar uma pasta (quando aparecer o fundo da panela). Apague o fogo, derrame tudo num pires ou numa forma de alumínio retangular (que não seja muito grande, para que o sabão fique alto, não se espalhando muito) Depois de bem frio e duro, cortar em pedaços.

Cuidados com as Lingeries



As lingeries costumam amarelar depois de várias lavadas. Para evitar, habitue-se deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las.
O calor do sol pode tirar a luminosidade da peça, por isso seque-as penduradas à sombra; as rendas e a lycra deformam sob o sol ou secadoras.
Nunca torça, dê uma espremida para retirar o excesso de água. Se tiver pressa, enrole-as numa tolha e aperte para apressar a secagem.
Não passe à ferro. Os tecidos das lingeries são de boa qualidade que o dispensam.
Na hora de guardá-las, coloque saches perfumados ou sabonetes nas gavetas. Pode também colocar paninhos ou chumaços de algodão embebidos em seu perfume predileto; elas ficarão perfumadas.

Conservação do ferro de passar roupas





Depósito de água do ferro a vapor
Eliminando a ferrugem
- Coloque dentro do recipiente de água 1 colher de sopa de vinagre quente e deixe sair a água pelos orifícios. Em seguida vá enchendo o recipiente de água várias vezes e deixe-a sair, até eliminar todo o calcário nos orifícios do vapor e também a ferrugem.Você pode evitar que isso aconteça, retirando toda a água depois de usar o ferro.



Base do ferro elétrico
- O velho sistema para limpa-lo com vela funciona na hora, mas mal você acabou de passar suas roupas, já tem uma crosta de sujeira grudada na base do seu ferro.Jamais use produtos abrasivos, como palha de aço ou sapólio.Com o ferro desligado da tomada e frio, limpe a base da superfície do ferro com um pano umedecido em água e detergente neutro.Seque-o bem com um pano macio e então passe um pouco de cera incolor para automóveis, enxugando logo a seguir com pano seco.

Outras dicas


Cuidados com roupas pretas:
Se sua roupa preta ficou com brilho adquirido pelo uso e pelo ferro de passar, na hora de passar, esfregue levemente a região lustrosa com uma esponja macia embebida numa solução de água e anil bem forte. Em seguida cubra esta região com um pano fino e bem limpo (tome cuidado para que este pano não solte pelinho na roupa) e passe com o ferro bem quente. Também, para evitar que a roupa preta não fique russa, passe na hora de passar o ferro, um paninho limpo molhado em água e vinagre.



Roupas de couro:
Sua roupa de couro ficou com aquelas manchas brancas? Sem problema. Faça uma mistura de água e vinagre em proporções iguais. Antes de passá-la com um pano na roupa, limpe bem a mesma com um pano seco para tirar qualquer pó. Deixe secar na sombra.



Cintos de couro mofados: O ideal é limpar bem o cinto mofado com um pano úmido e deixar secar muito bem. Mas, atenção: essa secada no sol não pode ser feita de jeito nenhum em cintos de couro cru, sem tingimento, porque mancham. Após secar bem seu cintinho, você pode passar graxa incolor de calçados para hidratar o couro. Jamais use produtos inflamáveis, tais como álcool ou detergente, pois podem danificar seriamente sua peça. Para finalizar, caso o couro seja brilhoso, passe uma flanela bem seca para lustrá-lo. E para mantê-los sempre bonitos, repita esse procedimento uma vez a cada mês.

Sapatos





Conservando sapatos:

Se seu par de sapatos estiver gasto, riscado, não pega brilho de jeito algum, e você não tiver um engraxate por perto, friccione neles um pedaço de batata crua molhada no álcool. Dê um tempo, a seguir engraxe normalmente.


Outro truque para aqueles sapatos desgastados:

Após engraxar os sapatos pulverize-os levemente com spray para cabelos. Mas não use spray demais para não ressecar o calçado, o spray fixará melhor a graxa dando aspecto de novo. Ou então, passe uma camada de esmalte de unhas incolor sobre os locais mais desgastados dos sapatos.


Sapatos foram encharcados:

Não seque os sapatos perto do fogo, no sol, no forno quente ou ainda atrás da geladeira para pegar o calor do motor. O que se recomenda é enfiar nos sapatos jornal amassado, bem prensado. O jornal absorverá a umidade e evitará que os sapatos se deformem.


Sapato apertado:

Umedeça com álcool a parte interna dos sapatos e calce-os por um dia pois isso ajudará a ajustar a forma no pé.


Sapatos que rangem:

Passar no couro e esfregar um pouco de óleo de linhaça aquecido.

Manchas




Manchou a roupa na lavagem com roupas de outra cor? Não deixe secar a "nova cor", a roupa manchada. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, a té sair a mancha. Depois volte a lavar normalmente sua roupa. Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.

Manchas de sangue: Coloque leite sobre a mancha seca ou molhada e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.

Manchas de frutas: Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. Deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair. Lave de forma habitual.

Manchas parafina branca: Raspe com o lado cego de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, coloque um papel absorvente sobre a mancha e passe com um ferro bem quente, para que a parafina derreta e grude no papel. Para parafina colorida, após raspar o excesso passe um algodão embebido em álcool ou benzina.

Manchas tinta de caneta esferográfica: Coloque um pedaço de algodão embaixo da mancha e esfregue com um cotonete (com muito cuidado para não espalhar a tinta). Em seguida, deixe de molho com um bom sabão em pó por cerca de 1 hora e lave normalmente. Outra opção é aplicar um removedor, álcool ou leite tipo A, somente no local manchado. Aguarde e esfregue em seguida por alguns minutos, sem sabão. Para finalizar, lave com água quente.
Manchas de batom: Se a mancha estiver num tecido lavável, passe um pouco de vaselina sólida sobre a mancha (a venda em farmácias comuns) e depois lave com água morna e sabão. Mas se a mancha for em tecido não lavável, passe um pouco de vaselina e limpe delicadamente com algodão embebido em tetradoreto de carbono (comprar em supermercados, em casas de materiais de construção, tintas ou em farmácias).

Manchas de mostarda: Numa xícara de chá, coloque 2 dedos de vinagre branco e complete o restante da xícara com água e misture bem. Pingue esta mistura sobre a mancha e deixe agir no máximo 1 minuto (é bem rápido). Absorva o liquido da mancha com uma toalha de papel branca ou pano branco. Em seguida lave normalmente.

Manchas de ferrugem: Coloque um pano branco absorvente por baixo da roupa, sob a mancha, em contato com o tecido. De preferência, a roupa deve ser colocada ao sol e sobre a mancha deve ser aplicado suco de limão e sal até deixar bem úmido o local. O pano servirá para absorver esse líquido. Se a mancha persistir, basta colocar mais um pouquinho de limão e lavar com água morna até desaparecer.
Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.

Manchas de mofo:
1. Aplique vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo. Deixe a peça assentar no sol por algumas horas. Lave da forma usual, mas separadamente.
2. Experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie. Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.

Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá. Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo. Depois, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco. Enxágüe novamente e deixe secar.

Nos tecidos de cor é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco.

Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.

Manchas de "Coca-Cola": É preciso agir rápido para não deixar o refrigerante estragar o tecido. Primeiro, esfregue um pouco de manteiga sobre o local. Depois lave a peça com bastante água quente e sabão em pó.

Manchas de esmalte: Quando derrubar o esmalte para unha em roupas, não tente limpar com acetona. Dependendo do tecido, pode estragar ou formar mancha ainda pior. Coloque um cubo de gelo em cima, e quando endurecer bem raspe com gilete, um estilete ou uma faquinha.

Retirar Pomadas de toalhas: Coloque a peça ensaboada exposta ao sol e, de vez em quando, esfregue e tornar a ensaboar. Repita o processo quantas vezes for necessário até a mancha sair.

Atenção:
1. Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reagirá: se ele não manchará, desbotará, etc.
2. Não deixe de remover completamente o produto de limpeza.
3. A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada de manchas.

Dicas




Preparado para clarear roupas: 4 litros de água, 1/2 kg de sabão em pó, 1kg de bórax ou ácido bórico (compra-se em farmácias). Leve a água ao fogo. Quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver. Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo (Não há necessidade de ferver a água). Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde.
Quantidade para uso: para o tanque - 1 xícara (chá) bem cheia, para a máquina de lavar - 3/4 de xícara (chá).


Cheiro de suor na roupa: Se o cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada, lave a roupa como de costume e mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio no ultimo enxágüe.
E para os tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver. Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.
Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor é firme.


Como tirar marca de barra em roupas: Se a marca de barra for em roupas de tecidos comuns, é só passar gelo na marca, depois passar o ferro quente e refazer a nova barra. Se as marcas de barra antiga for em seu jeans, passe uma esponja com bastante vinagre branco no local e depois passe a ferro, se necessário repita a operação até desaparecer os outros sinais.


Manchas de suor e desodorante em roupas: Manchas de suor costumam ficarem impregnadas nas roupas, assim como o desodorante misturado ao suor. Uma alternativa para retirar essas incômodas manchas é despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.


Limpar e desengordurar golas e punhos de roupas: Faça uma mistura com amoníaco na proporção de uma colher (sopa) para 1 copo (250ml) de água. Pegue o pano branco embebecido neste líquido e passe sobre a região da gola ou do punho que estiver engordurada, encardida. Depois, lave bem com a água e o sabão de coco e coloque para secar.
Poderá também, passar detergente nas golas e punhos e esperar uma meia hora antes de lavar.
Para proteger sua roupa, facilitando na hora de lavar, polvilhe um pouco de talco nestas regiões que estão em contato direto com a pele, como é o caso das golas e punhos. O talco, vai evitar que o suor e a gordura da pele deixe sua roupa encardida e na hora de lavá-la não necessitará esfregar tanto, evitando também que fiquem puídas.


Mancha de gordura ou de graxa de sua roupa: Com a roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco (tipo lux luxo)
esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar totalmente coberta pelo sabonete. Então lave a área com água fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair toda. Depois é só lavar a roupa do seu jeito de costume.

Mancha de graxa: Passe manteiga sem sal nas manchas de graxa em roupas. Deixe alguns minutos e limpe com um pano seco. Lave em seguida com detergente de cozinha incolor.
Outra opção é não deixar a graxa assentar. Assim que puder, pulverize a mancha com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por 2 horas, até o pó engrossar. Raspe e repita o processo. Para finalizar, escove o pó e lave normalmente.

Copeira




1. Sempre que for servir, perguntar o que o cliente ou a visita gostaria de tomar, ou se aceita umas das opções, e fale quais são as opções.


2. Nunca interferir uma reunião, ou entrar no meio de uma conversa, espere para ser solicitada, ou aguarde um momento em que possa falar sem interromper. Se não conseguir interromper, peça licença e leve água para todos os participantes da reunião ou do atendimento. Provavelmente nesta hora você conseguirá oferecer um café, chá ou capuccino.


3. Pedir licença sempre; e quando for servir colocar ao lado da pessoa e não à frente, e servir pelo lado também, e não pela frente.


4. Procure retirar os copos e xícaras vazios assim que terminarem, para dar um ar de profissionalismo e competência, afinal, você comanda este departamento!


5. Quando for retirar, se as pessoas ainda estiverem conversando ou em reunião, pergunte se alguém aceita mais ou mais alguma coisa.


6. Se for servir biscoitos ou bolachas coloque um no pires de chá, café ou do capuccino. Se for servir mais que um coloque em separado em outro pires ou pratinho.


7. Nunca esqueça do guardanapo, ele só é dispensável se for servir somente água.



Como servir:


- Água: Sempre colocar a água pela metade do copo, independente do tamanho do copo. Servir com bandeja sempre, se for somente um copo, usar uma bandeja pequena ou um salva copo. Se for servir água para uma reunião ou algumas pessoas em atendimento, levar uma bandeja com o número total de pessoas, e não somente para quem pediu. Retirar o copo logo que a pessoa tomar.


- Café: Servir sempre com opção de açúcar ou adoçante, de preferência com um porta saquinhos que contenha uns 5 de cada. Usar uma bandeja adequada à quantidade de xícaras.


- Chá: Servir sempre com opção de açúcar ou adoçante, de preferência com um porta saquinhos que contenha uns 5 de cada. Usar uma bandeja adequada à quantidade de xícaras. Usar um porta saquinho usado ou um pires extra, e retirá-lo logo que a pessoa colocar o saquinho usado.


- Capuccino: Servir de preferência pronto, para evitar de fazer sujeira na mesa onde está acontecendo o evento. De preferência coloque o pó do capuccino e depois a água quente, pode misturar com um pouco de água primeiro e depois completar. Leve ao cliente com uma colher limpa. Usar bandeja sempre.

Dicas



- Para saber se a água do arroz que está cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo na boca e bater no lado de fora da panela (como se faz com o ferro de passar roupa, para ver se está quente). Se a panela estalar, significa que a água já secou, se não estalar, o arroz ainda tem água.
- O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher de sopa de maisena no óleo da fritura, que deve estar bem quente.
- Algumas receitas pedem creme de leite azedo. Você não encontra para comprar. Resolva seu problema da seguinte forma: coloque 2 colheres de chá de suco de limão para cada xícara de creme de leite fresco. Ou então, você pode usar ½ colher de sopa de vinagre para cada xícara de chá de creme de leite fresco.
- Ovos Fritos: Para que o ovo não grude na frigideira rompendo a gemas quando tentamos tirá-lo da frigideira, acrescente ½ colher (café) de farinha de trigo na gordura, dependendo da quantidade. Se for pouca gordura use apenas uma pitada de farinha. Aqueça bem a frigideira antes de colocar gordura, óleo ou manteiga.
As claras ficarão branquinhas, sem nenhum queimado, se logo após o ovo ter sido colocado na frigideira, molhar sua mão na água fria e der uma borrifada sobre o ovo. Experimente e comprove.
- Conservando mandioca (aipim ou macacheira): Após comprar a mandioca, descasque-ao e parta em pedaços. Coloque as partes da raiz em um saco plástico e deixe armazenado no freezer. Você só poderá tirar a mandioca do freezer quando for levá-lo à panela. Esse método garante um tempo de conservação de três meses.
- Para saber se o abacaxi está maduro para ser consumido, puxe uma folha da coroa - ela deve sair com facilidade. Tem aroma adocicado quando maduro. Partes moles e escuras indicam machucados
- Para saber se o melão está maduro: Segure-o firmemente com as duas mãos. Pressione levemente a área oposta ao lado do caule; a superfície deve ceder um pouco. Também apresentará um agradável aroma adocicado.
- Para saber se o peixe é fresco: Veja se olhos estão claros e brilhantes e a pele úmida e brilhante. As guelras devem ser vermelho-claras e as escamas difíceis de remover. Quando pressionada, a carne deve voltar facilmente a sua conformação original. O peixe deve cheirar bem e estar limpo.


Objetos de cobre:

Panelas e outros objetos de cobre ficam novinhos quando limpos com uma pasta feita com 1/2 parte de farinha de trigo, 1/4 parte de sal e 1/4 parte de vinagre. Espalhe sobre a peça e deixe secar por cerca de uma hora. Depois é só lavar, enxugar e passar uma flanela bem macia.


Remover odores de Micro Ondas:

- Junte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em um recipiente que vá ao microondas. Aqueça por 2 minutos na potência alta. Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.
- Colocar uma tigela com água e algumas folhas de louro, ligue na potencia alta e deixe ferver. Fervido, desligue o microondas e deixe a tigela descansar no interior do microondas por 10 minutos

Servir a Mesa



1 - Montar a mesa conforme a ilustração. Para o dia-a-dia, é servida apenas uma talher de cada. Disponha-as da mesma forma: a colher em cima, o garfo á esquerda e a faca á direita;
2- Colocar guardanapo descartável ou de pano do "jogo";
3 - Servir primeiro a bebida e depois a comida;
4- Acabando a refeição, tirar um prato de cada vez na bandeja;
5- Deixar copos e guardanapos na mesa;
6- Tirar travessas;
7- Servir pratinho de sobremesa (se necessário cumbuca sobre o pratinho);
8- Servir a sobremesa;
9- Servir café na bandeja (com bule, açucareiro, adoçante, xicrinhas e colherinhas);
Obs: Durante as refeições, ficar na cozinha caso durante a refeição precise de um improviso.

Mais:
pratos e talheres

Cozinha




- Determine que limpe geladeira antes da chegada das compras do supermercado;
- Estabeleça que lave todas as frutas assim que chegarem da feira ou mercado;
- Peça que coloque as frutas maduras, na geladeira;
- Instrua que faça torradas "fininhas" ou farinha de rosca, com o pão amanhecido;
- Estabeleça que o galheteiro esteja sempre limpo e completo;
- Especifique prazo para limpeza de geladeira e freezer;
- Especifique prazo para faxina em azulejos e armários;
- Peça que enxugue e guarde a louça;
- Estabeleça que lave os potes antes de repor mantimentos;
- Instrua-a para não misturar pano de prato e de limpeza;
- Estabeleça prazo para limpar filtro de água (de acordo com manual de instruções do fabricante).


Combater insetos de forma caseira



Moscas:

- Misture pimenta do reino em um prato com vinagre ou leite e deixe no ambiente onde as moscas incomodam, como em cima da mesa.
- Para espantar moscas em mesas de churrasco, passe um pano umedecido em água sanitária. As moscas detestam este cheiro.

Pernilongos:

- Misture 750ml de gasolina, mais 250ml de querosene, 0,05ml de cânfora e 15 bolinhas de naftalina. Deixe em infusão por 15 dias. Depois pode borrifá-lo usando um pulverizador.
- Queime um pedaço de cânfora em um pires, no ambiente infestado.
- Coloque creolina nas poças de água dos terrenos baldios próximos á sua casa.

Mata baratas:

- Faça uma papa misturando 200 g de ácido bórico (disponível em farmácia), 3 colheres (sopa) de queijo ralado, 3 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de cebola ralada, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, (se necessário acrescente mais até dar consistência). Coloque em tampinhas de refrigerante e distribua pelos lugares da casa, onde as baratas costumam "passear", mas longe do alcance das crianças e animais domésticos. Validade: de 5 a 6 meses.
- Ou faça "bolinhas" dessa papa: 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 cebola bem picada, 100 gramas de ácido bórico. Espalhe nos lugares onde as baratas costumam aparecer.
- Bata no liqüidificador: ½ cebola, 03 colheres de sopa de açúcar, 1 copo de água. Acrescente farinha de trigo até ficar 01 creme grosso e despeje numa vasilha plástica, acrescente 02 colheres de sopa de ácido bórico. Aplica-se com pinceladas atrás dos móveis e gavetas.


Há mais de 3.500 tipos de baratas. A mais comum no meio urbano é a chamada barata de esgoto ou francesinha. Estes insetos transmitem micróbios que podem causar infecções respiratórias e intestinais. Ao transitar por nossas casas contaminam por onde passam: os alimentos, utensílios de cozinha, etc.

Prevenção:
- Feche sempre muito bem o lixo. Coloque diariamente em sacos plásticos muito bem fechados e lave pelo menos de quinze em quinze dias a lixeira. Deixe-a sempre fechada e seca.
- Conserve os alimentos bem fechados em vasilhas com tampas ou na geladeira.
- Limpe quinzenalmente as caixas de gordura e esgoto. Mantenham-nas sempre bem fechadas.
- Limpe semanalmente os ralos de cozinha, banheiro e área de serviço e jogue creolina para desinfetá-los.
- Use silicone para vedar todos os tipos de frestas e fendas. As frestas de armários e portas internas e externas, principalmente aquelas perto da pia devem ser vedadas com borracha.
- Mantenha sempre a pia limpa e seca, principalmente à noite e limpe diariamente o fogão e embaixo da geladeira.
- Não guarde alimentos em caixas de papelão ou de madeira, pois neste tipo de material elas gostam de depositar ovos.
- Verifique sempre as possíveis entradas para a casa como: conduítes elétricos, vizinhança infestada, canos de águas pluviais, interruptores de luz e telefone.

Não deixe nenhum tipo de veneno ao alcance de crianças e animais domésticos.

Formigas:
- Previna-se deixando os ambientes limpos, as embalagens de alimentos fechadas e não deixe louças na pia sem lavar.
- Para descobrir de onde elas vêm, deixe iscas atrativas como mel e bolo em tampas de plástico nos cômodos infestados. Espere duas horas e observe de onde elas vêm e para onde vão. Descoberta a trilha, feche com massa o buraco usado para entrada e saída.
- Para acabar com o formigueiro, jogue água fervendo com detergente no olheiro.
- Para os instalados em vãos da parede ou na instalação elétrica, a melhor maneira de atacá-los é aplicar inseticida em pó seco. Se usar isca tóxica, saiba as melhores são aquelas que não matam por contato, mas sim quando ao entrar no ciclo alimentar da colônia.
- Para espantar formigas em armários use fumo picado, cravo da índia, limão murcho ou coentro.
- Para tirar as formigas do jardim seque as folhas do tipo pimenta, quebre-as e jogue-as pelo jardim.
- Para espantar as formigas do açucareiro coloque pedaços de limão dentro do açucareiro.

Dicas para seus bichinhos

Melzinha




- Pulgas: Para espantar as pulgas da cama do seu animal doméstico, forre a cama de seu animal com pétalas de rosa. Ou pingue no corpo do animal um pouco de essência de rosa (compra-se em casa de produto natural).
Se o animal for cachorro, banho com sabonete "Phebo" preto 1 vez por semana fazem as pulgas desaperecer.
Colocar ramos da erva de Santa Maria também ajuda espantar as pulgas dos lugares onde ficam os animais domésticos (principalmente o cachorro).




Limpando a casa: Passe aspirador todos os dias, ou varra bem a casa inclusive as frestas entre os tacos e rejuntes de pisos. O habitat natural das pulgas são os pêlos e poeira. Após passar o aspirador, esfregue nos pisos, tacos, tapetes e carpetes uma solução de vinagre (misture 1 copo de vinagre para cada litro de água ). O vinagre funciona como esterilizador.



Retirar os carrapatos dos cães: resista à tentação de simplesmente arrancar o carrapato pois, uma parte dele pode permanecer na pele e infeccionar o local. Utilize algodão embebido em álcool, cânfora ou éter e aperte-o contra o carrapato. assim como nos humanos, estas substâncias podem entorpecer o carrapato e ele "desmaia", facilitando a sua retirada.
Para os gatos pararem de fazer xixi no quintal:



- Espalhe pimenta do reino por todo o quintal ou no local onde eles vêm fazer xixi.


- Espalhe a noite sabão líquido de coco (quanto mais fedido melhor). Os gatos não gostam deste cheiro. Isto acaba com o hábito deles fazerem xixi na sua casa.


- Faças saquinhos de pano fechados, com naftalina dentro e espalhe-os pelo jardim ou coloque nos vasos das plantas.
Outra opção é enterrar as naftalinas na terra. Aqui, cuidado se as plantas ou árvores frutíferas produzem alimentos ou temperos comestíveis. Neste caso, não aplique naftafina porque é tóxica.




Para impedir que o seu gato coma as suas plantas, pulverize-as com suco de um limão diluído em 2 copos de água. Para manter os gatos longe de certos locais, o melhor é usar umas cascas de laranja, eles não gostam do cheiro e afastam-se.


Dicas




- Para limpar cadeira de palhas: Tire o pó das cadeiras com um pano úmido. Em seguida lave as palinhas pelo lado de baixo com água quente, e coloque-as para secar ao sol. A palhinha esticará.
- Para remover manchas de tapetes use creme de barbear. Faça espuma com o creme e aplique sobre a mancha. Lave em seguida com pano úmido e depois seque.
- Para tirar manchas de água em móveis de madeira encerada, basta derreter cera branca, (qualquer cera branca) com algumas gotas de óleo de linhaça e passar esta mistura sobre o local manchado e esfregar com força. Se necessário repita a operação depois que a cera secar.
E se o móvel for envernizado, esfregue suavemente o local com um pano macio embebido em azeite de oliva e depois lustre com uma flanela. Repita a operação se for necessário.
- Manter esquadrias de portas e janelas: Limpe bem os trilhos e canaletas inferiores e superiores tirando todo o pó e resíduos de poeira e gordura. Seque bem e em seguida esfregue vela ou parafina em toda a sua extensão.
- Manter dobradiças, fechaduras e trincos: Devem ser lubrificados com óleo de máquina (Singer). No miolo das fechaduras (local da chave) passe grafite em pó ou spray. Vale apontar um lápis velho, separando o grafite triturado e depois colocado numa seringa de injeção para ser aplicado diretamente no miolo da fechadura.
- Cuidados com piso sinteko: Para fazer a limpeza, adicionar álcool à água. dissolva 100ml de álcool em cinco litros de água e limpe o piso com uma flanela umedecida na mistura. Nas áreas do piso onde a luminosidade não incide, como aquelas que ficam sob os tapetes, a madeira pode apresentar uma coloração mais clara que o resto. para resolver esse problema, deixe que a área fique exposta à luminosidade durante algumas semanas. isso vai fazer com que o piso volte a sua tonalidade original. Não permita exposição à umidade excessiva, pois isso poderá danificar o acabamento.
- Solução forte para limpeza dos azulejos e pisos: Faça uma mistura de:½ xícara (chá) de vinagre branco, 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio, ½ de amônia em um litro de água. Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos. Deixar agir por uns 10 minutos e depois lavar normalmente com água e sabão.
Para tirar limo: Depósitos de limo tendem a se acumular em volta das torneiras e das pias. Para remove-los, esfregue vigorosamente com uma metade de um limão até que a mancha se desfaça por completo.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Dicas Para Você Contribuir com o Meio-Ambiente



O lixo de nossa residência deve ser separado em:




- Reciclável: papel, plástico, vidro e metal);


- Não-reciclável: (restos de alimentos e outros).




Papel


Recicláveis: Embalagem de suco, ovo, leite longa-vida, cadernos, jornais, revistas, laminados e envelopes.


Não-Recicláveis: Plastificados, parafinados, carbonados, vegetal, fotografia, papéis metalizados e sanitários.




Plástico


Recicláveis: Embalagem de refrigerante, de margarida, de produtos de limpeza, xampu, isopor, copos descartáveis.


Não-Recicléveis: De automóveis, tomadas, cabos de panela, acrílico e filmes engordurados.




Vidros


Recicláveis: Garrafas em geral, frascos de perfume, vidros de conserva, pote de maionese e molhos.


Não-Recicláveis: Espelhos, lâmpadas, vidros temperados (colorex, pirex), tubo de tv, porcelana e cerâmica.




Metal


Recicláveis: Latas de aço (óleo, conserva), latas de alumínio (refrigerante), tampas de iogurte, panelas velhas, pregos, parafusos, cobre, aço, bronze, alumínio e zinco.


Não-Recicláveis: Clipes, grampos, esponja de aço e pilhas.




Para separá-los precisamos atentar algumas questões:


- Deixe duas lixeiras disponíveis em sua residência, uma para o lixo reciclável e outra para o lixo não reciclável.


- Para facilitar a triagem e posterior envio dos materiais às indústrias de reciclagem, é importante que estejam limpos e secos.


- Enrole os vidros em jornal para evitar acidentes.


- Se as embalagens forem amassadas, facilitará a estocagem em sua residência.


- Pilhas e baterias separadas e enviadas ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) de seu município ou de seu estado.






Hoje mais do que nunca é preciso proteger a natureza. Cada pessoa produz em média, quase 1 quilo de lixo por dia, e grande maioria dele é reciclável.


Você pode fazer parte da "solução", instrua sua empregada na separação do lixo.




Aqui em nossa cidade está sendo implantada um projeto para adoção de um catador de papel. Ele passa toda semana em nossa residência e recolhe os lixos recicláveis. Assim ambas as partes ficam satisfeitas.




Mais:
O que fazer com o óleodecozinha?

Limpeza Geral


- Dê instruções sobre armazenamento do lixo, reciclagem e horário do recolhimento do mesmo;

- Estabeleça e indique local para ser colocada toda a correspondência da residência;

- Se houver fumante na residência, indique os locais dos cinzeiros e a limpeza dos mesmos;

- Se houver plantas na residência, estabeleça como fazer as regas e a adubação, e oriente-a sobre dengue;

- Estabeleça o prazo em que são feitas as compras de supermercado e/ou feira;

- Se houver animal de estimação na residência, estabeleça horário e forma de alimentação e higienização;

- Especifique o dia da semana para lavar toalhas e roupa de cama;

- Estabeleça prazos para limpeza de vidros de janelas;

- Estabeleça prazo para limpeza das pás dos ventiladores de teto e luminárias;

- Estabeleça prazo para a limpeza de paredes e rodapés; - Especifique o dia do mês para limpar todas as portas (inclusive do hall, se tiver);

- Peça que deixe a prataria que não está sendo usada limpa e embalada em sacos plásticos; oriente que limpe a prataria somente com o lado amarelo da esponja ou flanela;

- Peça que verifique lâmpadas queimadas e providencie a troca.

Período de Adaptação

- Peça um endereço e/ou telefone dela para recados;
- Deixe, em local de fácil acesso, o seu telefone para que ela possa entrar em contato com você em caso de emergência;
- Instrua sua auxiliar não passar dados quaisquer de qualquer residente pelo telefone a qualquer desconhecido, instituição de caridade, cartões de crédito, etc;
- Deixe sua funcionária à vontade para pedir informações e tirar dúvidas com você;
- Instale um quadro de avisos ou adote um caderno para estabelecer um canal oficial de comunicação entre você e sua funcionária;
- Determine horários de entrada e saída, horários das refeições e dias de folga;
- Estipule um local para que ela possa anotar todos os recados.
- Deixe os números dos telefones onde os moradores podem ser encontrados, quando não se encontrarem na residência;
- Faça uma lista de afazeres diários/semanais/quinzenais/mensais, estabelecendo dias para as realizações das tarefas;
- Identifique com caneta especial todas as roupas com a inicial do usuário, para facilitar na hora de guardá-las nos armários;
- Coloque etiquetas identificadoras no roupeiro: lençóis de casal, lençóis de solteiro, colchas, toalhas de banho e etc;
- Estabeleça que as coisas devem manter-se do seu jeito;
- Especifique sempre o produto que você quer que ela utilize na realização de cada tarefa.

Considerações Antes da Contratação

- Procure indicações com amigas ou recorra à agência de empregos;
- Peça pelo menos duas referências;
- Cheque se as informações são verdadeiras. Afinal, você estará abrindo as portas de sua casa à uma estranha;
- Peça que mantenha os cabelos presos, manicure com esmalte claro, batom claro, brincos discretos, roupa limpa e passada. Sempre muito bem arrumada e apresentável, como se todo o dia tivesse uma ocasião especial

Características do Empregado Doméstico


- Sanidade física e mental;

- Vivacidade;

- Conhecimento técnico;

- Auto-controle;

- Respeito ao próximo;

- Espírito de colaboração;

- Tolerância e honestidade de ação;

- Responsabilidade;

- Respeito hierárquico.


A Difícil Tarefa de Contratar uma Empregada

Contratar uma pessoa para cuidar da nossa casa não é uma tarefa fácil. Ela normalmente vive em nosso lar-doce-lar e muitas vezes permanece nele mais tempo do que nós mesmos.As empregadas domésticas trabalham mergulhadas na intimidade de seus patrões e conhecem suas vidas e seus hábitos como ninguém. Elas se tornam membros da família e sabem detalhes e particularidades importantes sobre a personalidade de cada morador da casa. O trabalho doméstico é muito amplo e requer disponibilidade de tempo para exigir que ele seja realizado de forma correta e higiênica. Também é preciso levar em consideração o ‘jeito’ da própria funcionária, até ela se adaptar ao ritmo da família do novo trabalho.Para a escolha da babá, o problema é um pouco mais complexo, pois ela ficará responsável pela(s) criança(s). Essa mulher, provavelmente, vai passar mais tempo com seu(s) filho(s) do que você. Nesse caso, a confiança é mais do que vital e o ideal é exigir excelentes referências. Se possível, fique com ela alguns dias ou coloque alguém da sua confiança para monitora-la.Algumas mães chegam a instalar câmeras em casa para, do computador do trabalho, poder vigiar tudo o que está acontecendo em sua casa. Afinal, conciliar a maternidade, com a vida profissional e pessoal, e ainda ter que arranjar um tempinho para resolver questões domésticas, não é fácil!Confira aqui algumas dicas, informações e palpites, tanto para a contratação e delegação de funções à uma nova empregada, direitos e deveres, até para limpezas em geral, combater insetos, removeção de manchas e odores, reciclagem, dicas para cães e gatos, lavanderia, para os quartos, banheiros, cozinha e culinária (servir a mesa, receitas), atender e servir visitas.

RENOVAR - Agência de Capacitação e Organização Profissional



Nossa casa é um ambiente que desejamos que seja o mais agradável possível, é importante que a empregada doméstica saiba cuidar de um lar como se fosse seu. A Renovar existe há 11 anos em Cascavel, é a pioneira na Região Oeste do Paraná. Nossa equipe está apta a recrutar, selecionar e encaminhar empregadas, todas com ótimas referências, e outros documentos que garantem toda sua credibilidade.
Funções:
- Babá
- Diarista
- Zeladora
- Acompanhante para Idosos
- Empregada Doméstica
- Cozinheira
- Chacareiro
- Jardineiro
Cursos Oferecidos:- Domésticas: Atribuições, ética profissional, participação de grupo de trabalho, importância da limpeza, programação das tarefas, uniforme, higiene, saúde, objetos pessoais, postura, cortesia, atendimento a terceiros.
- Babás: Atendimento de bebês de 0 a 4 anos, higiene, alimentação, mamadeiras, orientação geral, o que não deve ser permitido, roupas, recreação.
- Cozinheiras: Forno e fogão, pratos triviais a sofisticados, higiene e conservação de alimentos, higiene pessoal (cabelos, mãos), do local e dos equipamentos, contaminação, vestuário, postura.