quarta-feira, 20 de junho de 2007

Quartos



- Estabelecer prazos para Virada de colchões e Limpeza e organização dos armários.
- Limpar os calçados antes de serem guardados.


Dicas:


- Solução caseira para higiene dos colchões:
Misture tudo em proporções iguais: lisorforme, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abrir as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível.
No caso de apartamentos, sem espaço livre, coloque-os próximos a janela em horário que bata bastante sol e alterne seus lados virados ao sol.
Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.

- Umidade dentro dos armários e gavetas:
Passe em todo interior do armário, das gavetas e do guarda roupa, um pano umedecido em ½ copo de vinagre branco e ¼ de essência de alfazema (se compra em casas de essências, farmácias homeopáticas e casas de produtos naturais). Passe muito bem por todo interior do móvel. Deixe-o aberto até secar e repita esta operação, quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade.


- Se o seu móvel for encerado, depois de bem seco, encere com cera comum de pisos incolor.

- Remover e evitar mofo:
Se houver mofo instalado em móveis de madeira, pode ser retirado com querosene.
Pode pendurar dentro do armário uma meia velha contendo serragem.
Fazer saches com cal (um amarrado de giz branco).
Fazer vários furos em uma lata com tampa, contendo um pedaço de carvão.
Colocar pedaços de cânforas (compra-se em farmácias).


- Colocar no interior dos armários e nas gavetas saches com o perfume do gosto de cada.

- Repelente de traças:
Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira.
Planta cítrica, isso por conta do citral, responsável pelo aroma, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os saches recheados de folhas picadas servem como repelente.

Fazendo sache: Corte as folhas frescas, ponha-as no centro de um pedaço de pano fino (voal, tule, ...) e amarre com uma fitinha (pode ser de cetim ou outra). Espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

- Gavetas emperradas:
Se você tem em casa aquelas gavetas que não correm para a frente quando você puxa, ou correm tortas, aplique com um pano uma boa camada de cera de chão incolor (em pasta) ou parafina (que você pode comprar em casas de artesanatos), nos trilhos deslizantes que ficam nas laterais da gaveta, retire o excesso e pronto, recoloque a gaveta no lugar.

2 comentários:

Priscila Beneducci disse...

Prazer conhece-las, estou descobrindo vocês 3 agora (Agnes, Cinthia e Camila). Acabei linkando o Renovar no meu blogue. Pois tudo que andei batendo o olho rapido por cima, eu preciso aprender com vocês. Excelente blogue. Um beijão de uma paulista que mora em Minas Gerais. Priscila

Nane Cabral disse...

Olá, estava procurando no google uma figura de mancha e acabei conhecendo o blog de vocês, gostei muito das dicas, parabéns! Tb tenho um blog, porém é de culinária, se puderem façam uma visitinha. Bjo, Nane vovoqueensinou.blogspot.com